Últimas do Dicas :
Home » , , , » Mania de grandeza gera complexo de superioridade

Mania de grandeza gera complexo de superioridade

Compartilhado por: Unknown em segunda-feira, 18 de março de 2013 | 15:11



Infelizmente existe uma mania que a maioria das pessoas tem: A de diminuir outras pessoas, sejam com apelidos, dialetos indiretos, sarcasmos, pela a aparência da pessoa, ou pelo simples fato de se sentir superior.

   Outras fazem isso por padrões morais, que é o caso dos mais idosos que por vez quase sempre por reflexo de sua época, convencido da idade e geração fora de época, mais malícia do que maldade.
Algumas pessoas não tem a intenção de ofender, mas a reação, o desprezo no semblante de quem é ofendido é notório, mas mesmo assim, certas pessoas continuam, como que se gostassem disso.   
Ser diminuído por alguém é algo constrangedor, às vezes são coisas bobas e banais e levadas por brincadeiras pra quem pra quem tem esse habito, mas causa certo impacto, aumentando a baixa estima da pessoa que geralmente já esta com algum problema.  Lembre-se, ninguém sabe o dia de amanhã, a mesma que se acha em condições favoráveis hoje, pode ser a que precisará de um apoio sentimental amanhã.  A única forma de se evitar isso é as pessoas tomarem consciência de que todos somos seres humanos, o respeito é algo que deve ser praticado também na forma pelo qual tratamos as pessoas e nos relacionamos no dia-dia, pode parecer sistemático, mas, coisas como: " nomes no diminutivo, bordões sarcásticos, nomes da modinha" enfim, toda forma de diminuir alguém, (claro que sem generalizar pois nem todo mundo tem más intenções), mas são coisa que devemos tomar cuidado para não ofender, porque geralmente esses nomes são ditos de acordo com a aparência e situação da pessoa a qual nos referimos”, gerando um certo desconforto, desprezo e decepção, e também um sentimento de raiva por deixarem isso tão evidente. (Se você é realmente amigo de alguém, não torne público ou evidente o problema dela tente apenas mostrar-lhe que existe um caminho e um sentido, sem tornar isso constrangedor).  Geralmente se a pessoa não tem um porte físico de acordo, tudo referente a ela será de forma diminutiva, e muita das vezes essa pessoa é de um bom caráter, tendo muita coisa boa a oferecer, porém essas qualidades caem por terra por conta da negligência de pessoas que so´enxergam aparências, tonando-as em alguns casos pessoas fechadas e oprimidas, ofendendo também pessoas que são gordas, muito magras, muito altas, pessoas com deficiência física, negros, pessoas de aparência muito jovem ou pra muitos raquíticas, pois sofrem constantes desrespeitos e preconceitos, e muitas delas, que já são adultos experientes, são confundidos como se fossem apenas garotos (a) sem experiência na vida, sendo ignorados em decisões e quase sempre não são levados a sério por pessoas mais velhas e muito menos se tem respeito dos mais jovens, não pela pessoa que é, mas pelo que parecem, pessoas raquíticas sofrem esses preconceitos constantemente. Devemos avaliar as pessoas de acordo com a convivência, pelo o que elas são e não pelo que parecem, ‘nem tudo é o que parece’ (Como podemos julgar o livro pela capa).
Conhecimento e atitude são algo importante para a alta estima, mas isso torna-se bem mais difícil se a pessoa é mau compreendida e sente que não tem o devido respeito de alguém, Vamos parar com a mania de grandeza, com esse complexo de superioridade, vamos tratar as pessoas assim como nós gostaríamos que elas nos tratassem, e parar com demagogia, fingir que esta gostando de algo que esta incomodando o seu ego, Se você percebeu que a pessoa não gostou de ser chamada de tal nome, chame-a pelo nome dela, se não sabe, pergunte.  Pare com isso de chamar a pessoa da Bahia, Piauí, Ceará, etc., sem ao menos conhecê-las, ou pelo menos sem as conhecer intimamente, Não existe nada errado em ser nordestino, isso é mesmo que zombar de um nordestino chamando-o com sarcasmo de paulista carioca, gaúcho, etc., sendo que ele não é, eles podem ser tão inteligentes como qualquer outro ser humano, mas ninguém é obrigado a ser chamado do que não é ou de que não quer, e pior é que quem faz isso na maioria das vezes são os próprios nordestinos, da até impressão que alguns deles têm vergonha disto, um povo de gente esperta, porém infelizmente alguns são assim. Parem com isso de chamar todo mundo de meu não sei o que, de não sei do que, etc., as pessoas tem nome, pare de seguir a modinha , não que seja a pior coisa, pelo contrario, há de se perceber quando nos referimos algo com boas intenções ou com ar de superioridade, ou você se acha especial, diferente.  Parece besteira, mas não é, muitas pessoas não se sentem a vontade com isto, Muitas dela fingem que não liga, mas vê em você uma pessoa egocêntrica e que se pudesse se afastaria de você, e quem perde com isso somos nós mesmos, pois vai se criando laços indesejáveis entre as pessoas.  Portanto o respeito quando é correspondido não deve ser medido por ninguém, seja novo ou velho, magro ou gordo, feio ou bonito, nordestino ou não, baixo ou alto, independente da cor de sua pele. Você pode precisar um dia, ninguém conhece o amanhã. Quando a maioria das pessoas parar de achar que o sarcasmo com relação à aparência ou situação das pessoas é uma brincadeira legal, Elas terão mais espaço para que elas se tornem pessoas interessantes, destemidas, ou “seja você pode ser uma delas”.   Uma boa opção é parar de seguir o modismo, não podemos depender do conceito de algo para mudar nosso comportamento e estilo e sim optar por mudar nosso comportamento e estilo de acordo com a vontade e conceito de cada um. Tratem bem as pessoas, que te trata bem, mesmo as que não correspondem, tentem na medida do possível entende-las, talvez você esteja ferindo o ego delas e as transformando em criticas do seu próprio ego.

Bom, agora aquelas pessoas egocêntricas puras, quase sem solução, que se acha a pessoa mais esperta do mundo, achando que todo mundo é idiota menos ela, estando sempre querendo tirar vantagem, “o mundo é dos espertos, etc.”
 Não seja pior que elas, e nem queira ser melhor.

“Deixa que a natureza cuida” 
Compartilhe tambem esta postagem :

2 comentários:

  1. Muito bom gostei! ´´E necessário respeitar os sentimentos alheios, pois todos nós somos falhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, não existe ninguém, "pelo menos até onde conhecemos" que seja perfeito né mesmo!!

      Excluir

Translator

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Dicas essenciais - All Rights Reserved
Original Design by Creating Website Modified by Adiknya