Muita gente ignora o drama de quem passa por sofrimento psíquico. Esquece que o sofrimento mental pode acontecer com qualquer um, em qualquer família, qualquer classe social.Alguns profissionais também ignoram a Saúde Mental, como se fosse uma área isolada da medicina. Esquecem de que tratam pessoas com sintomas físicos cuja causa pode estar diretamente associada a um transtorno na mente.
A vida moderna é repleta de problemas, de pressa, de pressão. Acabou a calma de antigamente, quando se ia a pé ou de bicicleta para o trabalho, ou se pegava um ônibus com tranqüilidade. Até os donos de automóveis sofrem com engarrafamentos, atrasos e perda de tempo. Tudo isso causa stress. E afeta a saúde mental.
Em casa ou no trabalho, hoje tudo é diferente. Os filhos já não são tão obedientes. Pais e mães têm pouco tempo para cuidar da família. A televisão, o celular e o computador muitas vezes estão mais presentes do que os parentes e os amigos.
O mundo moderno está cheio de stress! Para quem trabalha ou estuda é um desafio constante, que exige muito esforço, até porque aumentou a competição e diminuiu a solidariedade. Os desempregados também sofrem por não conseguir sustentar a si próprios nem sua família.
Depressão, dependência de drogas, excesso de ansiedade, comportamentos neuróticos e agressivos, tudo isso e muito mais fazem parte dos problemas de Saúde Mental.
Mas o fato é que a sociedade e os governos ignoram a importância de cuidar da Saúde Mental. O Poder Público não prioriza a prevenção nem o tratamento. Parece mais fácil “condenar” moralmente os “viciados”, ignorar os “deprimidos”, deixar prá lá os que “enlouquecem”. Parece mais fácil esquecer, ligar a tv, assistir uma novela e “apagar” a realidade.
Os assassinatos, os suicídios, a violência; as overdoses e a angústia dos deprimidos…Tudo isso está aumentando…mas a sociedade não cobra os governos e os governos preferem fingir que não é importante. Está na hora de acordar! Desligar a TV, assistir a novela da vida real e enfrentar esse grave problema!
Por Luiz Castro
fonte: http://blogs.d24am.com/artigos/2011/07/21/%E2%80%9Csaude-da-alma%E2%80%9D/
0 comentários:
dúvidas - criticas - elogios - pedidos ou sugestões: COMENTE!
Por favor, ao comentar não expresse nada ofensivo ou de baixo calão, o Dicas agradece.